março 22, 2012

De sedentários a maratonistas

Começou a Primavera e a vontade de correr desperta até em quem raramente calça umas sapatilhas/ténis.
O sol, a proximidade com o Verão, o maior número de horas de dia e a vida a brotar por todo o lado convidam às actividades ao ar livre.
Desde há uns anos para cá, tenho constatado que a corrida começa a ser cada vcz mais um exercício apetecido na "2ª idade desportiva". Até aos 20 anos há quem verta algumas gotas de suor nas aulas de Educação Física, há aqueles que passam por 30 mil desportos e os que escolhem um e praticam-no com afinco. Depois disso inicia-se a vida profisional e o desporto passa normalmente pelo futebol com os amigos, os ginásios ou a corrida.
Hoje dirijo-me aos corredores, que com o tempo acabam por se "viciar", no bom sentido, e correm o país ou o mundo, competindo contra si nas mais variadas provas.
Gostaria de os encorajar mas também aconselhar a que o façam com moderação e responsabilidade. Toca a fazer um check-up anual e a procurar alguma informação sobre treino. Não se pode começar a correr e passado um mês já estar a fazer maratonas. Existem grupos de corredores, normalmente com um treinador onde se pode "beber" muita informação sobre treino. E depois existe sempre a internet, para o bem e para o mal, e os fóruns onde se podem colocar questões a especialistas.
Sobre a parte que me toma mais directamente, não se esqueçam dos alongamentos e de fazer um trabalho complementar de reforço muscular/estabilização para prevenir lesões! Um corpo que nunca fez exercício não está preparado para tantos quilómetros sem que a curto prazo se comece a ressentir. As lesões típicas dos corredores são lesões de sobrecarga, uma vez que é um desporto sem contacto e por isso , normalmente, com poucas lesões traumáticas.
São pequenos cuidados que poderão tornar esta prática mais responsável e ainda mais motivante.
Boa corrida!

Sem comentários:

Enviar um comentário