outubro 20, 2010

ATM

Hoje apresento ao público em geral uma articulação que tem vivido nas obscuridade e está envolvida em mais problemas do que pensamos, a ATM. A ATM, articulação temporo-mandibular é a articulação da mandíbula. Entra em actividade sempre que falamos, comemos ou bocejamos e tal como a articulação do joelho, também possui um menisco. Muitas vezes a sintomatologia surge como uma dor no ouvido e como nunca pensámos na ATM como um potencial motivo de dor consultamos especialidade médicas erradas. Outras dores irradiadas poderão estar na base de uma disfunsão da articulação, dores cervicais, dores nos olhos, dores de cabeça, dores no ombro. Como sempre escrevo, o nosso corpo funciona na globalidade e as estruturas relacionam-se para o bem e para o mal. Um músculo em tensão que tem origem no crânio e inserção no ombro poderá estar na base da relação entre dores de cabeça e de ombro.
Porque pode aparecer dor nesta articulação? Por exemplo por um problema de má oclusão, isto é, uma mordida desequilibrada por falta de um dente, por uma prótese que não está bem ajustada ou por características próprias de cada individuo que deverão ser cuidadosamente estudadas pelo médico dentista.
Quando come está sempre a ouvir ressaltos (estalos)? Poderá ter um problema da ATM, no seu menisco ou mesmo no funcionamento dos músculos que movem esta articulação.
Se sente algum dos sintomas que descrevi e anda há algum tempo a tentar perceber qual é o seu problema, seria interessante começar com uma consulta num dentista, fisioterapeuta ou osteopata que trabalhe nesta área. 
Podem sempre apresentar as vossas queixas em comentário que lhes darei a minha opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário