julho 12, 2010

Vacina contra o tétano

Hoje escrevo sobre um tema de saúde geral, porque a fisioterapia e a osteopatia promovem a qualidade de vida, mas sem vida não pode haver qualidade.

Durante a infância e adolescência o plano de vacinação é cumprido na medida em que sem as vacinas em dia não é possível fazer matrícula nas escolas. Contudo, terminando a vida escolar, os boletins de vacinas, muitas vezes muito bem guardados em gavetas e caixinhas que nunca abrimos vão amarelecendo, e as vacinas são esquecidas. Vamos de férias para o estrangeiro, fazemos todas as vacinas estranhas mas estamos em atraso no óbvio. 

O tétano é uma doença muito grave e com uma baixa taxa de sobrevivência! De 10 em 10 anos deverá fazer um reforça da vacina, durante toda a vida.
Gastam-se milhões em investigação de novas vacinas, novos medicamentos, novos exames complementares. Passamos horas a "refilar" com o sistema nacional de saúde, mas depois não estamos atentos aos cuidados básicos, que só de nós dependem.
Não deixe para amanhã. Consulte já hoje o seu boletim de vacinas e corra para o seu Centro de Saúde.

1 comentário:

  1. Muito bem Ana!

    Um blog de verdadeiro serviço público. Por acaso, sei que tenho o boletim em dia pois sou atenta a estas questões, mas parece-me útil relembrar que continuamos a precisar de ser vacinados.

    Um abraço

    ResponderEliminar