novembro 12, 2009

Reflexão sobre o tratamento da escoliose

Durante a minha formação tive oportunidade de realizar o programa Erasmus, como muitos jovens. É sem dúvida um programa que deverá fazer parte da vida académica pelo enriquecimento que proporciona a diferentes níveis. Barcelona foi a cidade onde estive. Linda.

Para além de todas as pessoas que conheci, das técnicas que aprendi, e dos locais que visitei, guardo comigo inicios de reflexões que ajudam no dia a dia e me motivam a querer saber sempre mais.

A importância da Podologia é uma delas, uma área ainda tão pouco explorada em território luso. Mas esse tema deixarei para outros posts.

Estava a estagiar no Centro de Alto Rendimento quando conheci um pequeno grande atleta da ginástica desportiva que apresentava uma escoliose enorme. Se bem que na maioria dos casos, uma escoliose não dá dores nestas idades, este pequeno por levar o seu corpo ao limite, tinha imensas dores. Na altura a fisioterapeuta disse que não havia nada a fazer. Não há nada a fazer? Essa é uma frase que custa a aceitar para jovens sedentos de informação, com a ilusão de que estudam para resolver os problemas do mundo.

E foi assim que comecei a abrir os meus horizontes e encontrei a RPG. Sim, a RPG tem muito a fazer por uma escoliose, uma deformidade 3D que exige um tratamento global. A RPG procura perceber o que causou a Escoliose e, através de posturas de alongamento activas, corrigir. Até hoje não descobri outra técnica que tivesse uma abordagem para escolioses tão credível.
A Escoliose é sem dúvida um desafio.

Para informação sobre a escoliose poderá consultar vários sites como por exemplo http://saude.do.sapo.pt/escoliose.html ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Escoliose

Se tiver alguma questão ou reflexão escreva!

3 comentários:

  1. Não acho propriamente um desafio...
    Só quem tem uma escoliose é que sabe o que sofre tanto a nível físico como social, porque somos sempre discriminados...

    Eu tenho uma escoliose com aproximadamente 30º graus, e queria que ela ficasse com menos de 10º graus de corvatura.
    Estou a pensar em fazer uma cirurgia... Mas tenho bastante receio.
    O médico da última vez que estive lá disse-me que pouco ou nada podia fazer em retirar a corvatura...

    O problema é que todos os meus sonhos são estragados por causa da minha escoliose.
    Gostava de seguir carreira militar ou carreira desportiva... Ou até simplesmente despir a t-shirt na praia e poder andar com t-shirts justas como qualquer pessoa hoje em dia anda E NÃO POSSO por causa da Escoliose...

    Quando for novamente á consulta a Lisboa, vou perguntar tudo e mais alguma coisa ao médico, incluindo a taxa de sucesso das operações e caso ele não consiga, como disse antes, eliminar para baixo dos 10graus, então acho que mais vale acabar com a coisa de vez (chamo-lhe vida), porque de facto a minha vida não faz mais sentido sem este problema resolvido...

    ResponderEliminar
  2. A minha filha foi operada o ano passado a uma escoliose. Correu bem , mas fez a cirurgia em Coimbra com um grande especialista na matéria; Dr Jorge Seabra.
    relogio.de.corda@sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Ana Fernandes Pinto29 de maio de 2010 às 10:43

    Peço desculpa ao senhor que fez o primeiro comentário porque ainda não o tinha lido.
    Temos aqui duas questões: a dor e a parte estética e tudo o que isso implica na sua auto-estima. Antes de fazer a cirurgia tem de perceber que ficará sempre com algumas limitações a nivel de mobilidade o que poderá dar alguma dor a longo prazo. No seu caso, e pelo que se percebe do seu discurso, o que mais o incomoda é a questão estética e tudo o que isso implica no dia a dia. Penso que deve colocar todas as questões e decidir em função do que procura. Não, eu não tenho uma escoliose e por isso não posso compreender na sua plenitude tudo o que isso implica na vida de uma pessoa, só posso imaginar. Contudo, uma coisa sei, a vida é a "coisa" mais linda que alguma vez recebeu. E sim, vale muito a pena lutar por ela e lutar para que ela faça sentido para si.
    Não deixe de procurar a sua solução.

    ResponderEliminar